Web Stories: o que são e como ativá-los

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nos Stories do Instagram, que são vídeos curtos, com duração de 24 horas na plataforma. Mas, você sabe o que são os web Stories?

Os web Stories possuem um formato bastante parecido com o modelo do Instagram, mas podem ser utilizados em estratégias de marketing digital para sua empresa. 

Isso ocorre porque, por meio dessa estratégia, é possível exibir anúncios da sua empresa, assim como informações fáceis de consumir para usuários do Google. 

Dessa forma, o Web Stories contribui para aumentar o tráfego em seu site, assim como para promover a visibilidade da sua empresa. 

Por conta da importância e crescimento desta estratégia, neste artigo, você entenderá o que são os web Stories e como eles podem ser ativados. Prossiga a leitura!

Entenda o que são os web Stories?

O primeiro passo é entender com mais clareza o que são e como funcionam os web Stories. Eles possuem um modelo muito semelhante ao do Instagram e podem ser passados em carrossel. 

Boa parte do conteúdo publicado são imagens e vídeos, o que permite que as pessoas possam consumir uma informação rápida no Google. 

Para visualizar essa funcionalidade em seu celular, basta abrir o aplicativo do Google, na aba de discover. Descendo a tela, a pessoa pode visualizar o nome “Stories”, com um formato de conteúdo na vertical. 

O uso dessa ferramenta tem se popularizado exatamente pelo fato de que as empresas podem utilizar essa estratégia para aumentar a visibilidade do seu negócio, educar o público-alvo e ainda, fidelizar os usuários. 

Além disso, por meio dos web Stories, sua empresa consegue:

  • Promover o engajamento da audiência;
  • Possibilidade de indexar no Google;
  • Liberdade para criar um conteúdo de qualidade;
  • Promover conteúdo que seja atrativo e interessante para o público-alvo;
  • Possibilidade de se destacar diante dos concorrentes. 

Diante da importância dessa estratégia, é essencial que a empresa crie um conteúdo  de qualidade para essa plataforma. Geralmente, a gravação de um vídeo é o mais recomendado, pelo fato dele produzir mais engajamento com o público-alvo.

Vale ressaltar que, para produzir um conteúdo de qualidade na internet, é importante que a equipe de marketing tenha conhecimento acerca das técnicas de SEO, que visam a otimização de mecanismos de busca. 

É importante saber também que essa é uma técnica do inbound marketing, conhecido também como marketing de atração. 

Por meio dessa técnica, sua empresa consegue produzir um conteúdo diverso e direcionado para o público que é relevante para a marca (fotos, vídeos, animações, infográficos, dentre outros). 

Como criar e ativar os Web Stories?

Conhecendo o que são os web Stories, vamos entender também como criar e ativar essa ferramenta para que sua empresa passe a desfrutar os benefícios. Existe um plugin de Web Stories que pode ser instalado em seu site no WordPress. 

Quando a instalação for realizada, é necessário ativá-la. Todos esses comandos estão disponíveis no site WordPress, na aba de “plugin”. 

O processo de criação do material é bem intuitivo, levando em conta o entendimento acerca de quem é o público-alvo da organização, assim como da criação de conteúdo relevante. 

Outra ferramenta que pode contribuir de forma independente para a instalação do Web Stories é a Make Stories. Essa ferramenta já adequa a publicação dentro do formato correto. 

Entretanto, é importante que você realize a gravação ou produção de imagens na vertical, para promover uma melhor experiência para o usuário. 

É importante ressaltar que a produção de um web Stories deve seguir as recomendações de outras criações para o Google. 

Por exemplo, ao criar o material é importante validar o seu web Stories na ferramenta, inspecionar a URL, assim como informar os metadados que são necessários no momento de exibir o material. 

Na central de pesquisas do Google, existe um material informativo, com vídeos e um passo a passo sobre como um Web Stories pode ser ativado dentro da plataforma. 

Por fim, verifique também se a web story foi indexada. A vantagem de fazer isso é que o Google consegue emitir relatórios sobre os índices gerados com as postagens, assim como os códigos ligados à programação. 

Agora que você já conhece o que é essa estratégia, assim como utilizá-la, não deixe sua empresa de fora da inovação que os Web Stories podem promover!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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