Continuidade de Negócios | Reinvenção e Transformação Digital

Quando o COVID-19 apareceu e se tornou uma pandemia global, ninguém tinha um manual – muito menos o definitivo – sobre como responder e adaptar a continuidade de seus negócios aos desafios sem precedentes que ele trouxe.

À medida que os pedidos de permanência em casa e o distanciamento social entraram em vigor e as viagens de negócios, conferências e reuniões de qualquer tamanho significativo foram canceladas, fomos rapidamente lembrados de quão vital é a conexão humana face a face para fazer negócios.

Tivemos pouca escolha a não ser girar para todos os recursos digitais disponíveis para conduzir negócios internamente, bem como com clientes e parceiros. Para muitos, isso significou uma grande transição para vendas e serviços totalmente on-line, como foi o caso da Legacy Toys, com sede em Minnesota, que foi estabelecida e desenvolvida com base no fornecimento de uma experiência prática ao cliente na loja.

No entanto, o proprietário Brad Ruoho disse à Fortune que “ele teve que dinamizar rapidamente seus negócios e acelerar os planos (que já estavam em andamento antes da pandemia) para construir uma loja online imediatamente”. Ruoho disse: “Crescemos tão rapidamente de literalmente enviar nada para enviar várias centenas de pacotes por dia”.

Adapte e avance seu negócio durante uma pandemia

A cultura tradicional do escritório de se deslocar para um prédio de escritórios físico e se reunir com colegas ou viajar milhares de quilômetros para se encontrar com clientes tem sido uma maneira tão arraigada de conduzir negócios que muitas organizações ficaram relutantes ou se recusaram a oferecer um trabalho em casa ou opção virtual. Por quê? Porque é assim que sempre fizemos as coisas, e nada nos obrigava a mudar. Digite: COVID-19.

O mundo descobriu simultaneamente o quanto precisa dos aspectos humanos e digitais trabalhando em colaboração para permitir que a vida e os negócios girem, se adaptem e reinventem o normal. Não é nada que as empresas digitalmente maduras já não soubessem. Mas essa escala e aplicação diversificada exigiam inovação e adaptação contínuas a cada contexto e circunstância única, seja empresarial, educacional, social ou pessoal.

Embora a vida pessoal no escritório permaneça importante em muitos aspectos, milhares de empresas descobriram que podem realmente funcionar com uma força de trabalho amplamente remota. Porque eles precisavam.

De repente, o mundo teve que encontrar maneiras de gerenciar os pedidos de permanência em casa enquanto trabalhava, estudava, socializava e até se divertia em casa. Felizmente, as ferramentas digitais foram desenvolvidas a ponto de permitir essas muitas adaptações entre setores, indústrias e negócios.

Agora é hora de reconhecer que a era digital começou completamente. Encontrar maneiras de começar, continuar e acelerar a transformação digital do seu negócio é agora uma necessidade clara para avançar no mundo pós-pandemia. Pronto ou não.

Esse mundo ainda está em desenvolvimento e em constante mudança e certamente apresentará muitos desafios imprevistos. Mas podemos ter certeza de algumas lições que aprendemos desde o início de 2020. Essas lições não são tanto as melhores práticas, mas princípios orientadores para reinventar os negócios usando soluções digitais para criar um mundo melhor para todas as pessoas.

A empresa Dexpress de motoboy com entregas rápidas, aplicou várias mudanças e melhorou seu negócio na Pandemia.

Aproveite insights de clientes em tempo real

Mesmo antes da pandemia, os clientes mudavam a cada momento e as empresas usavam ferramentas digitais inteligentes para obter insights em tempo real dos dados dos clientes para acompanhar a evolução dos consumidores. A análise de dados ajudou as empresas a ver as mudanças no comportamento de seus clientes e a entender melhor o que eles precisam, desejam e como estão se sentindo. Isso permitiu que a ação orientada por dados respondesse efetivamente em tempo real.

De acordo com a Deloitte , “o COVID-19 mostra dolorosamente que as organizações nativas digitais que são “orientadas por insight por padrão” mostram uma resiliência muito maior… Essas organizações estão equipadas para gerenciar a crise com mais facilidade e também esperamos que se recuperem e se destaquem mais rapidamente… ”

Empresas com maior maturidade digital têm conseguido responder com agilidade às necessidades dos clientes. E o sentimento durante a pandemia do COVID-19, pois mudou ainda mais rápida e drasticamente do que antes.

Por exemplo, muitas empresas encontraram maneiras inovadoras de responder às necessidades dos clientes, disponibilizando serviços e recursos, como disponibilizar o Adobe Creative Suite para estudantes universitários quando não tiveram mais acesso a ferramentas nos laboratórios de tecnologia da universidade durante o semestre da primavera de 2020, em além de outros programas oferecidos para ajudar alunos e professores a continuarem criativos e produtivos.

Habilite comunicações ágeis durante a pandemia

É aqui que seus insights de clientes em tempo real e orientados por dados se tornam acionáveis ​​à medida que você ajusta suas mensagens e comunicações de acordo. Com as informações e, consequentemente, o sentimento de clientes e funcionários mudando tão rapidamente e com tanta frequência, é essencial poder dinamizar suas comunicações com agilidade com base em dados em tempo real.

Muitas organizações estabeleceram boletins informativos regulares, atualizações e canais digitais para compartilhar comunicações da empresa com funcionários e clientes, além de fornecer espaços para que eles façam perguntas e descubram como colegas e contrapartes em organizações e setores estavam respondendo e se adaptando.

De acordo com um relatório da McKinsey , “os líderes podem estar inclinados a ceder aos governos e meios de comunicação para obter instruções de segurança claras e simples. Não. Os empregadores muitas vezes subestimam o quanto seus funcionários dependem deles como fontes confiáveis.”

A criação de espaços centralizados para comunicação e envolvimento com os funcionários tem sido importante para o Walmart, pois seus funcionários usaram o OneWalmart, o site da intranet da empresa, para se manter informado sobre as políticas que mudam rapidamente, bem como recursos de acesso. Ajudar os funcionários a se sentirem engajados e informados também os ajudará a serem mais confiantes, engajados e produtivos no trabalho.

Cultive a conexão humana como um aspecto essencial da sua transformação digital

É isso que torna a comunicação ágil tão importante, pois a comunicação é essencial para a conexão humana. Monitorar e apoiar os funcionários durante o ajuste ao trabalho em casa, que incluiu também a educação das crianças em casa, tem sido uma das principais áreas de foco durante a pandemia para garantir a saúde mental e física. Parte desse esforço é verificar seus funcionários, manter a comunicação para mantê-los informados e engajados uns com os outros e com a cultura da empresa. Isso assumiu a forma de happy hours do Zoom, noites de trivia e outros eventos sociais virtuais.

Algumas maneiras de manter o senso de conexão e engajamento ao lado da integração da transformação digital incluem continuar as tradições de boas-vindas, e-mails de check-in e medidas para combater o esgotamento, além de fazer conexões significativas.

Em última análise, comunicar de forma clara e autêntica, fornecer espaços para o envolvimento entre as comunidades de clientes e funcionários e demonstrar cuidado e preocupação com seus funcionários e clientes como seres humanos continuará a desenvolver e fortalecer a cultura da sua empresa e o valor da marca durante a pandemia e além.

Como já ouvimos antes, transformação digital e humana são complementares, dois aspectos essenciais de um mesmo processo. O poder de computação de máquina e a inteligência algorítmica expandem e aumentam as capacidades humanas , e características exclusivamente humanas, como empatia, pensamento estratégico e consciência contextual, fazem uso eficaz de insights de aprendizado de máquina. A conexão humana permanece essencial.

Abrace a revolução digital

Como Stacy Martinet, vice-presidente de estratégia de marketing e comunicações da Adobe, disse: “Não vamos voltar atrás. A revolução digital está aqui. Este é o começo de qualquer capítulo que venha a seguir, e tudo o que as pessoas aprenderem agora servirá bem para esta próxima era.”

O velho normal não está voltando. E isso é uma coisa boa. Aproveite ao máximo os desafios e oportunidades para crescer e evoluir, para você e seus clientes. Trabalho, escola, negócios, entretenimento, viagens e vida cotidiana devem mudar, e temos essa oportunidade de moldar nosso mundo reinventado.

Obtenha insights mais aprofundados sobre a reinvenção do normal e confira o Adobe Business Continuity Playbook para obter lições sobre como adaptar e avançar seus negócios durante uma pandemia.

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