Por que é injusto comparar o GIMP ao Photoshop

Por que é injusto comparar o GIMP ao Photoshop

Considerando o fato de que o GIMP é o editor de imagens padrão para muitas distribuições populares do Linux, e o Photoshop ainda não está disponível para usuários do Linux, o GIMP é anunciado pelos usuários do Linux como sua própria versão do Photoshop. Isso pode ser correto até certo ponto. Eu posso me relacionar com esse sentimento. Por exemplo, quando estou falando sobre meu sistema operacional Linux para um usuário não-Linux, e se ele ou ela pergunta sobre o Photoshop, minha resposta é do tipo “Não, sem Photoshop; Eu apenas uso o GIMP.” Mas, no final das contas, o GIMP não se torna uma boa alternativa ao Photoshop só porque não posso ter o Photoshop no meu sistema. Não podemos ignorar o fato de que o Photoshop é, de fato, o padrão da indústria quando se trata de autoria e edição de imagens.

O Photoshop se estabeleceu como o software mais popular em sua liga, e qualquer editor de imagem, não importa quão bom ou ruim, tem que enfrentar uma comparação com o Photoshop em algum momento de sua vida. No entanto, o Photoshop é um empreendimento comercial: deve fornecer uma infinidade de recursos para seus clientes. E faz isso muito bem!

O GIMP, por outro lado, é um software livre com um modelo centrado na comunidade: tem usuários e aficionados , não clientes e clientes . Naturalmente, se compararmos o Photoshop e o GIMP frente a frente, o Photoshop emergirá como a entidade maior. Além disso, comparar os recursos de um programa de criação de imagens com outro é injusto em si: um recurso ausente no Programa A hoje pode ser adicionado a ele mais tarde, enquanto as atualizações futuras do Programa B podem não corresponder às expectativas.

Principais diferenças entre o GIMP e o Photoshop

Então, como você apresenta o GIMP a um usuário que, muito provavelmente, confiou inteiramente no Photoshop para suas necessidades de edição de imagens? Esta é uma pergunta que surge frequentemente nos fóruns de discussão do Linux. Sendo um usuário do Linux e amante do GIMP, tentarei comparar o Photoshop e o GIMP com o melhor de minhas habilidades. O que exatamente o GIMP tem a oferecer quando comparado ao Photoshop?

A principal diferença entre o GIMP e o Photoshop é o preço. O GIMP é um software absolutamente gratuito e de código aberto. Você pode doar qualquer quantia para o projeto GIMP, se desejar, mas tem a opção de usá-lo gratuitamente sem pagar um centavo.

O GIMP sendo gratuito pode ser realmente útil para um aspirante a designer que deseja aprimorar suas habilidades de design, mas atualmente não tem recursos para pagar pelo Photoshop. Em termos de requisitos de hardware, como requisitos de RAM e espaço em disco consumido, o GIMP precisa de menos recursos de hardware do que o Photoshop.

Além disso, o GIMP é multiplataforma. Você pode usar o GIMP no Mac, Windows e Linux. O Photoshop, a partir de agora, não está disponível para usuários do Linux.

Em termos de recursos, o Photoshop claramente possui muito mais recursos que o GIMP. Dito isso, o GIMP também possui um conjunto de recursos mais do que decente, e a comunidade continua produzindo um plugin incrível para o GIMP após o outro.

Se tudo o que você precisa é de um pequeno subconjunto de recursos do Photoshop, considere migrar para o GIMP, simplesmente porque pode acabar pagando por recursos do Photoshop que raramente usará, se é que usará. No lado negativo, o GIMP é notório por ter uma curva de aprendizado íngreme. Eu não usei muito o Photoshop, então não vou entrar em alegações extravagantes aqui, mas sim, embora eu adore o GIMP, devo admitir que acho sua interface de usuário confusa para um novo usuário de web designer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *