Benefícios da segmentação comportamental para empresas

Benefícios da segmentação comportamental para empresas

O marketing para usuários com base em suas ações tem quatro impactos diretos em suas metas de negócios.

1. Maior envolvimento do usuário

O envolvimento do usuário é essencial para o sucesso do seu negócio. Indivíduos que interagem frequentemente com você têm uma chance maior de converter e se tornar clientes de longo prazo. Eles também são mais propensos a recomendar seu produto ou serviço a outras pessoas, e a prova social é valiosa para a reputação da sua empresa.

Acompanhar o comportamento do usuário em seu site permite que você ajude clientes em potencial a descobrir conteúdo relevante que os mantém na página por mais tempo, movendo-os pelo funil de vendas .

2. Valor médio do pedido impulsionado

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar sua receita é aumentar o valor médio do pedido (AOV) . Muitos sites de comércio eletrônico contam com algoritmos para analisar a navegação ou o histórico de compras de um cliente. Esse tipo de aprendizado de máquina ajuda sua empresa a apresentar aos usuários produtos e serviços relevantes que podem interessá-los e ajudar a gerar gastos adicionais dos usuários.

3. Mais conversões e melhor ROI

O simples fato é o seguinte: o marketing personalizado produz melhores resultados. Os clientes de hoje estão mais conscientes das mensagens de marketing do que no passado. Como resultado, suas campanhas publicitárias devem ressoar com eles. 

Usar as ações de compradores em potencial para criar uma experiência individual significa um aumento na taxa de conversão e um retorno aprimorado do dinheiro gasto .

4. Melhores decisões de investimento

Ter mais dados sobre o comportamento do seu público-alvo pode ajudar a eliminar testes caros em todos os canais. Em vez disso, você pode usar informações em tempo real sobre o que eles estão fazendo para entender melhor seus hábitos de navegação. Como resultado, você pode gastar seu orçamento com sabedoria, apresentando seus anúncios a clientes em potencial quando e onde eles têm maior probabilidade de converter.

3 tipos de segmentação comportamental

Vejamos três exemplos de segmentação comportamental no marketing digital hoje para ver como essa estratégia pode funcionar para você.

1. Redirecionamento

Em sua forma mais simples, o retargeting expõe o usuário a anúncios que apresentam produtos ou serviços que já exploraram antes. Você pode combinar essa estratégia com a segmentação contextual para criar uma experiência de anúncio personalizada para os usuários.

Por exemplo, um visitante de um campo de golfe pode ver um anúncio para o conjunto exato de tacos que pesquisou online. Um clique os leva diretamente para a página do produto, facilitando a compra. O insight que você obtém dos cookies também permite que você faça vendas cruzadas quando o cliente em potencial voltar ao seu site.

Os usuários passam uma quantidade significativa de tempo conectado à Internet. Como resultado, sua empresa tem mais oportunidades do que nunca para atingir seu público-alvo com a mensagem certa no momento apropriado. A exposição contínua cria uma familiaridade com sua marca que fomenta a confiança e gera conversões.

O remarketing também é eficaz por meio de muitos canais. Você pode usá-lo em publicidade gráfica, mensagens de texto , marketing por e-mail e mídia social . A tecnologia atual facilita a execução dessa abordagem multicanal para obter melhores resultados.

2. Segmentação com base na localização

Um método emergente de alcançar clientes por meio do marketing comportamental é a segmentação baseada em localização. Esse processo oferece anúncios personalizados e relevantes com base na área geográfica e padrões específicos de um usuário para incentivar a interação. Por exemplo, um visitante semanal do banco pode receber uma mensagem de texto sobre uma oferta interessante de cartão de crédito na próxima vez que entrar na agência. 

O ambiente dentro da área geográfica também pode desempenhar um papel valioso na segmentação baseada em localização. Um hotel pode enviar e-mails dinâmicos aos seus hóspedes com as condições climáticas atuais. Talvez esteja ensolarado lá fora, então eles lembram os hóspedes de pegar um pouco de protetor solar na loja do hotel.

Fornecer opções de transporte ou direções são outras formas de atender a uma experiência de usuário personalizada com segmentação comportamental geográfica. Considere um hóspede de hotel que navegou no site de uma atração próxima, mas não comprou ingressos. Eles podem ficar empolgados ao ver um anúncio que inclui um passe de metrô com seus bilhetes ou instruções de texto para o telefone após a compra.

3. Recomendações de produtos complementares ou similares

Sem dúvida, você está familiarizado com o conceito de recomendações de produtos semelhantes se assiste à Netflix ou faz compras na Amazon. Ambas as empresas oferecem sugestões sobre o que assistir ou comprar em seguida, então alguns se referem a essa técnica como venda sugerida. Essa estratégia se baseia em recomendar um produto ou serviço de acompanhamento ou similar com sua compra. 

Por exemplo, se você adicionar lençóis de berço ao seu carrinho da Amazon, poderá ver a caixa “comprados com frequência” exibindo um item relacionado, como toalhas de banho com capuz. Da mesma forma, a Netflix faz recomendações personalizadas de programas que um espectador pode gostar com base em suas escolhas anteriores.

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